A Chácara Somé não ficou parada em 2020

Em continuação ao nosso relato da mudança da Casa Somé, da Chácara Somé e do Instituto Elo, no dia 7 de janeiro de 2019, (leia aqui!), damos sequencia à descrição de como conseguimos instalar-nos.

Elas, pastando na sombra.

Em 2020 a Chácara Somé ganhou uma agricultora motivada que deu um novo impulso à Chácara Somé: a Rose, nossa diretora financeira que resolveu diversificar suas atividades! Algo que ela sempre demonstrou: amor pelas nossas vaquinhas (que vem correndo quando ela desponta para a sua ronda diária!)

No entanto, nada nessa Chácara avançaria sem a participação indispensável do fiel Eliseu, nosso agricultor e retireiro, amigo de todos e admirado pelas crianças da Escola Aitiara. É ele que faz o leite sair da vaca, que sabe plantar e colher, que não tem medo do touro!

Milho, Mandioca e Sorgo de vassoura

A Chácara, como unidade demonstrativa para os cursos do Instituto Elo, pede variedade de atividades. Foi daí que logo após o início das chuvas de verão – que neste ano vieram atrasadas e sem muita convicção – plantamos um campo de milho, mandioca e sorgo de vassoura. Roberto sabe fazer aquelas vassouras grandes e amarelas. Aguardem! As sementes não falharam, agora contamos com o retorno das chuvas. Veremos!

Abóboras e pepinos

Mas também já plantamos algumas fileiras de café ao lado das bananeiras e, num dos piquetes em que teremos o sistema de pastoreio rotacionado, algumas linhas de abóboras e de pepinos. Tudo contando com a água incerta das chuvas! Veremos!

Café junto às bananeiras

Em breve teremos novamente leite para nossos hóspedes e clientes fiéis que, por um tempo, ficaram sem.

Não paramos em 2020 com todas as suas complicações e estranhezas!

E temos planos para 2021! Veja aqui!

Durante a aplicação do Preparado chifre-esterco.
(ainda antes da parada geral!)

Artigos relacionados

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *