AS VACAS COM CHIFRES PRODUZEM UM LEITE MAIS SAUDÁVEL!

Um breve estudo sobre a diferença na qualidade do leite produzido por sistemas de manejo convencional, orgânico e biodinâmico.

Ao longo dos últimos anos, vários estudos foram realizados, principalmente na Europa, sobre a qualidade do leite. O objetivo dos pesquisadores é entender melhor os efeitos sobre a saúde humana, do leite biodinâmico comparado ao sistema de produção orgânico e convencional. As principais questões abordadas foram as reações alérgicas, a dieta e a qualidade da alimentação dos animais e os efeitos da degradação do produto. Alguns parâmetros analisados foram o sabor do leite cru, cloreto de cobre cristalizado e a resposta do sistema imunológico do ser humano.

Após testes de sabor conduzidos por um painel especializado, foi constatado que não existe diferença perceptível ao paladar, entre o leite produzido pelos três sistemas de manejo. Com relação aos testes de concentração de Ômega 3, ficou claro que no leite orgânico e biodinâmico, a taxa é mais do que o dobro da do leite do sistema convencional. Numa pesquisa feita na Dinamarca, descobriu-se que o produto orgânico e biodinâmico contém mais antioxidantes e os níveis de vitamina E foram respectivamente 50% e 75% maiores do que no leite convencional.

Para determinar a robustez da saúde da vaca, um outro estudo foi realizado para quantificar a resposta do sistema imunológico a partir de um teste que estimula a capacidade de divisão celular. O resultado foi uma melhor resposta dos animais do sistema orgânico e biodinâmico na reação às infecções. Da mesma forma, a conclusão que chegou Jenifer Wohlers, em sua tese de mestrado apresentada já em 2003, foi que a qualidade do leite produzido pelas vacas com chifres comprovou ser o mais adequado para o consumo humano. Na pecuária de leite com manejo biodinâmico, os animais não são descornados, prática comum no sistema convencional de produção.

Além disso, no manejo convencional, praticado pela indústria da pecuária leiteira, as vacas são tratadas com hormônios e antibióticos, além de rações produzidas com elementos químicos e sementes e grãos transgênicos. Esses produtos acabam sendo utilizados de forma, muitas vezes, indiscriminada, pois, é necessário tratar as infecções de úberes desses animais que, expostos a um ambiente altamente estressante, são forçados a uma produção muito acima dos limites naturais de lactação, com 2 e até 3 ordenhas ao dia. Essas mesmas vacas são separadas de seus filhotes apenas alguns minutos após o nascimento, mais um motivo de stress e consequente liberação de toxinas que acabam afetando o leite produzido.

Ao contrário da convencional, na produção biodinâmica o tratamento dos animais é infinitamente mais humano, para mães e filhotes, contribuindo para uma vida mais feliz dessas vaquinhas que, livres da crueldade, nascem, vivem e se aposentam ostentando seus belos chifres!

Para aqueles interessados em entender melhor essas relações, uma breve pesquisa online poderá resultar em centenas, talvez milhares, de estudos conduzidos por pesquisadores em todos os continentes, nas mais variadas situações, sobre os claros benefícios oferecidos pelos métodos de produção orgânica e biodinâmica para o ser humano e o meio ambiente. Como é de se esperar, as pesquisas utilizando palavras-chave em Inglês retornarão um número cerca de 10 a 20 vezes maior de links dependendo do assunto abordado, do que se a busca for feita apenas em Português, uma vez que a comunidade científica internacional utiliza o idioma Inglês na maioria dos trabalhos publicados.


Fonte:
Https://www.biodynamic.org.uk/milk-quality-and-human-health/ 


Andrey Rodrigues
 possui graduação em Logística e pós graduação em Agricultura Biodinâmica pelo Instituto Elo.

Artigos relacionados

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *