Qual a origem das práticas de sucesso na Agricultura Biodinâmica?

Temos um grande número de pesquisas de longa duração, além de teses de doutoramento e trabalhos científicos que, aos olhos da metodologia científica, confirmam os efeitos práticos e os benefícios das técnicas biodinâmicas para a viabilidade econômica, para a produtividade e para a regenerabilidade ambiental e social.

Mas para ilustrar o sucesso dessas práticas mencionamos aqui brevemente o eloquente sucesso prático do manejo desenvolvido pelo casal Daniela e Luciano da Chácara Sucupira situada no município de Ilhéus. Vários agricultores da região estão fazendo cursos oferecidos pelo casal e adotando as técnicas com sucesso.

Quem já ouviu falar da temível “Vassoura de Bruxa” saberá que esse fungo (Moniliophthora), a partir de 1989, inviabilizou mais de seiscentos mil hectares de cultivo do cacau afetando de maneira catastrófica a vida de algo como três milhões de pessoas numa região que abrange quase 100 municípios no sul da Bahia. Até hoje (salvo engano!) ainda parece não existir medida efetiva resultante das pesquisas oficiais contra a Vassoura de Bruxa.

Essa dificuldade para compreender os fenômenos da vida parece estar deixando o público e as instituições interessadas na cultura do cacau e a comunidade científica em geral, passarem ao largo de (mais uma) solução prática, simples e eficaz para a recuperação dessa cultura: o bom e comprovado manejo Biodinâmico e, em especial, o preparado denominado “chifre-sílica”.
Segundo Daniela e Luciano, ambos especialistas em Agricultura Biodinâmica pelo Instituto Elo em Botucatu, esse preparado e o manejo adequado reduziu a incidência da Vassoura de Bruxa a índices insignificantes que não prejudicam, nem a produtividade nem a qualidade do cacau. Veja mais sobre a Chácara Sucupira em: https://www.facebook.com/cacaubiodinamico

A Vassoura de Bruxa

Para darmos uma ideia do que, de fato, está na origem dos incontáveis sucessos da Agricultura Biodinâmica selecionamos um trecho da 4ª palestra do Curso de Agricultura dado por Steiner em 1924 e que deu origem ao Movimento de Agricultura Biodinâmica.

Mas o que caracteriza a origem da Agricultura Biodinâmica vai além das inúmeras dicas práticas que inspiram os agricultores até hoje no mundo todo. Praticamente 100 anos depois do Curso Agrícola de Steiner vemos que boa parte dessas técnicas vem sendo cada vez mais adotadas, até por órgãos de pesquisa e extensão e mesmo por agricultores habituados a agro-químicos. O essencial no que diz respeito à concepção de mundo que está na origem da Biodinâmica poderá ser compreendido pelo leitor ao atentar para a forma por meio da qual Steiner apresenta esses conteúdos aos agricultores e demais participantes presentes em 1924.

Boa leitura!
Marco B Bay, economista

Com a palavra, Rudolf Steiner, ao final da 4ª palestra:

“Vejam que estamos desenvolvendo as coisas a partir de um contexto mais amplo de contemplação e não apenas com base no contexto do que se está fazendo pontualmente num determinado momento. Pois isso seria realmente como se quiséssemos compreender teoricamente o ser humano inteiro a partir do estudo do seu dedo. E desta forma certamente se chega a consequências que realmente não devem ser subestimadas. Veja-se como, hoje em dia, se está investigando o que deve tornar-se produtivo para o agricultor. Ao final tudo se resume a investigar o que pode ser feito para tornar a produção mais lucrativa financeiramente. Não se vai muito além disso. Certamente, nem sempre é nisso que se pensa, mas inconscientemente é o que resulta. O agricultor então fica surpreso quando, por meio de alguma nova medida, obtém sucesso momentâneo com batatas grandes, quando consegue volume e tamanho. A partir desse ponto não se avança mais na investigação, pois isso tudo não é o mais importante.

No entanto o mais importante é que esses produtos chegam até as pessoas e que devem ser benéficas para sua existência. Pode-se cultivar qualquer fruto com aparência brilhante no campo ou no pomar. Mas para os humanos esse fruto pode significar apenas enchimento para o estômago sem promover sua existência orgânica interna. A ciência atualmente não tem como oferecer o melhor tipo de alimento para o organismo, pois ela não encontra o caminho para chegar a esse ponto.

O que se pode ver no que aqui está sendo dito a partir da ciência espiritual é que ela se baseia na economia da natureza como um todo. O pensamento é desenvolvido a partir do todo; portanto, o que deve ser dito sobre a parte também é determinante para o todo.

Quando se pratica agricultura dessa maneira, ela não poderá senão produzir o melhor para pessoas e para os animais. O ponto de partida para a contemplação passa a ser o próprio ser humano. Ele se torna a base. E é a partir daí que resultam as dicas que são dadas para que a natureza humana possa ser mantida na sua melhor forma. É isso o que distingue esta forma de contemplação daquelas que são comuns atualmente.”

Rudolf Steiner

Artigos relacionados

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *