Espaços de encontro – em fóruns virtuais ou ao vivo – para o diálogo e o estabelecimento de acordos entre consumidores, produtores e comerciantes ou seus representantes.
O objetivo principal é identificar e satisfazer as necessidades humanas levando em conta as possibilidades e os limites dados pelo nosso corpo comum: o planeta Terra.
Entenda por que e para que:
Com a globalização da economia vemos aumentar a distância entre quem produz e quem consome. Esse distanciamento dificulta a percepção mais ampla e mais detalhada das reais condições da produção, da distribuição e do consumo dos produtos e serviços ofertados.
Os desequilíbrios resultantes dessa falta de informações objetivas e mais abrangentes gerou um sistema econômico que concentra o capital em grandes corporações, gera pobreza e não se orienta de fato pelas necessidades do ser humano, nem respeita os limites do planeta.
Sentimo-nos impotentes diante desse sistema que nós mesmos criamos e que parece ter vida própria e que não nos oferece possibilidades para uma atuação que procure compensar os desequilíbrios que as leis do mercado não resolveram por si. Também as intervenções político-partidárias deixam de dar conta da situação quando não contribuem na direção oposta à necessária.
As Associações Econômicas, são espaços que procuram responder a essa lacuna da economia real. A sua principal razão de ser é procurar devolver às condições econômicas a oportunidade do bom-senso humano e fraterno que resultam da visão de conjunto de uma economia. Esses Fóruns locais, regionais ou mesmo internacionais permitem a confluência dos vários pontos de vista e facilitam a percepção mais objetiva da realidade econômica. Essa percepção comum e de conjunto serve assim de estímulo para as ações individuais dos agentes econômicos que podem agora pautar-se por critérios e acordos mais próximos das necessidades humanas expressas e mais adequados aos limites dados pelo planeta Terra.

Você pode participar como consumidor ou como fornecedor de produtos e serviços Chão e Gente!
Principais funções de uma Associação Econômica:
- Formação coletiva de um quadro geral abrangente da situação econômica a partir das informações dos agentes econômicos.
- Identificação e quantificação de necessidades expressas e das possibilidades para satisfazê-las.
- Estabelecimento de acordos sobre qualidade, quantidade e preços
- Experiência, profissionalismo e expertise
- Encontros ao vivo e online
- Pesquisas de mercado e compromissos de compra
Veja artigos sobre Economia Associativa:
- sit amet, consectetur adipiscing elit.
- Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis
- pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.