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Instalações preparadas para aulas presenciais e online!

Reconhecido pelo MEC

Sua jornada até o certificado

Especialização ou Pós-Graduação

Celebramos 37 anos do Curso de Agricultura Biodinâmica

Neste ano de 2024 comemoramos 37 anos do Curso de Agricultura Biodinâmica.

Trata-se do único e mais completo curso de complementação profissional em Agricultura Biodinâmica no Brasil reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) como curso universitário de Pós-graduação Lato Sensu (=Especialização para quem tem graduação e extensão universitária para quem não tem).

São quase 3 mil participantes que transformaram a sua visão de mundo através da vivência desse caminho de praticar agricultura iniciado em 1924 pelo filósofo Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia.

1. O que você pode esperar do curso?

Através dos estudos, palestras, trocas de experiências, aulas práticas e vivências oferecidas você poderá:

… entender como é possível uma fazenda ou sítio vender produtos saudáveis ao longo de décadas sem precisar importar adubos químicos ou outros materiais para repor os nutrientes retirados do solo.

… entender por que os vinhos biodinâmicos, por exemplo, apresentam as melhores características exigidas pelos especialistas e por que são considerados os melhores vinhos do mundo.

… perceber como todo sítio ou fazenda pode naturalmente formar um verdadeiro organismo autorregulado que fortalece a saúde geral e vitalidade de todos os organismos envolvidos e dos produtos que são gerados para os consumidores.

… entender por que a vaca precisa dos seus chifres ou por que as árvores têm um papel fundamental na formação dos organismos agropecuários biodinâmicos, especialmente nas regiões tropicais.

… conhecer os fatores que influenciam e que devem ser levados em conta para garantir a fertilidade duradoura do solo agrícola.

… vivenciar que biodinâmica não significa apenas um modo de produção, mas muito além disso, uma nova forma de perceber a vida deste planeta, mas além disso, que uma nova forma de pensar é necessária para conseguirmos lidar da forma adequada com os processos vitais e os seres vivos de maneira geral.

… perceber, por meio do seu próprio paladar, como legumes, verduras e frutas biodinâmicas são muito mais saborosos.

… elaborar, desmistificar, entender e aplicar os preparados biodinâmicos como

ferramentas que o agricultor possui para agir de forma sutil e – ao mesmo tempo – poderosa sobre a sua paisagem, sobre a produtividade e sobre a qualidade da sua produção.

… conhecer inúmeros experimentos científicos que comprovam a eficácia das técnicas da Agrossilvicultura Biodinâmica, técnicas largamente adotadas hoje em dia, por agricultores centros de pesquisa e entidades como a EMBRAPA.

… vivenciar as inúmeras (infinitas) formas de interação e interdependência envolvidas em qualquer paisagem e quais as consequências para a prática agrícola.

… formar uma ideia do papel das abelhas, minhocas, insetos, bactérias, aves, ruminantes, etc. e do papel central e decisivo do ser humano como promotor do equilíbrio de todas as formas de vida envolvidas nos processos de produção.

… entender por que o consumidor e o comerciante formam parte da unidade produtiva biodinâmica e as consequências práticas e econômicas dessa realidade.

… perceber por que o agricultor é um verdadeiro artista que lida com as forças e substâncias da natureza capacitando-se diariamente para criar o seu próprio organismo agropecuário em harmonia crescente com o seu meio.

 

… ter plena autonomia e acesso às principais técnicas biodinâmicas para aplicá-las às suas atividades profissionais como agricultor, empreendedor ou gestor de uma unidade agropecuária;

… elaborar o seu próprio Projeto Biodinâmico de produção ou comercialização durante o curso;

… candidatar-se a inspetor para a certificação biodinâmica (e orgânica) junto a organizações certificadoras;

… na qualidade de produtor, comerciante ou consumidor, participar da Integração Associativa da Economia na sua região.

… acrescentar as técnicas da agricultura biodinâmica (e orgânica) aos seus serviços como Consultor em Agricultura Biodinâmica e Orgânica;

… candidatar-se a consultor no Grupo de Consultoria da Associação de Agricultura Biodinâmica entre outros;

… candidatar-se a lecionar agricultura biodinâmica e orgânica em cursos técnicos e de graduação além dos cursos de Agricultura Biodinâmica do Instituto Elo e outros cursos livres de agricultura biodinâmica e orgânica;

… acompanhar e apoiar grupos de agricultores;

… participar de projetos de pesquisa agropecuária orgânica e biodinâmica;

… participar e estimular a formação de Associações Econômicas, locais e regionais;

… acrescentar o enfoque biodinâmico ou orgânico aos seus projetos agropecuários junto a instituições de crédito.

2. Descrição do curso

Além das palestras e estudos online, o curso também oferece módulos intensivos com aulas vivenciais e práticas de Compostagem, Elaboração dos Preparados Biodinâmicos, Exercícios de observação goetheanística, Atividades Artísticas e visitas a campo em unidades na região do Bairro Demétria, Botucatu.   

A proposta para a realização do seu Projeto Biodinâmico reúne todas as atividades do curso em um fio vermelho que permeia todas as aulas do curso. Você poderá começar a construir o seu Projeto Biodinâmico a partir do primeiro dia de aulas contando com a assessoria dos docentes do curso e a inestimável participação dos seus colegas de turma.

O Projeto Biodinâmico apresentado aos colegas no final do segundo semestre (Fundamentos da Biodinâmica), será transformado em TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para qualificação como Especialista em Agricultura Biodinâmica ao final do terceiro semestre, tendo sido adicionalmente capacitado para a prestação de serviços de Consultoria (desde que a sua graduação seja compatível) e o Ensino em Agricultura Biodinâmica.

Agora é a sua vez, garanta sua vaga e venha fazer o seu próprio projeto ou o do seu cliente!

Terra, Planta, Animal e Ser Humano constituem a estrutura temática das disciplinas do curso.

As atividades programadas para este curso, a exemplo da própria temática e suas características específicas, fazem parte de um todo orgânico. Cada aula, cada atividade é estruturada em função do curso como um todo. Quem perde o início de uma aula, por exemplo, pode estar perdendo o aspecto processual-qualitativo e cair para um aproveitamento meramente quantitativo e ainda parcial dos conteúdos apresentados. Por esse motivo solicitamos a contribuição de todos para a manutenção dos horários.

A compreensão destes aspectos, o apoio e a participação ativa e construtiva de todos os participantes são considerados imprescindíveis para garantir o resultado esperado. Os objetivos das aulas de “dinâmicas e práticas a campo” desempenham um papel central no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades dos participantes do ponto de vista do que foi exposto quanto às características específicas da Agricultura Biológico-Dinâmica.

Os módulos presenciais são realizados no amplo auditório do Instituto Elo, situado no Bairro Demétria em Botucatu/SP. As visitas a campo são realizadas nas instalações da Chácara Somé e em propriedades vizinhas no Bairro Demétria.

No caso da agricultura há condicionantes que fogem ao controle do agricultor. É só pensar nas condições climáticas. Portanto não basta seguir à risca algum receituário como o da compostagem quando se quer atingir o “estado da arte” em biodinâmica. Somente a “mão na massa” e a experiência obtida através dos anos é que permitem o aprendizado para a produção, por exemplo, de um bom composto numa determinada e específica situação com os materiais localmente disponíveis.

Além de tudo isso e ao contrário da adubação química (que se baseia em números de análises de solo para suprir também numericamente as necessidades das plantas), adubar, do ponto de vista da Agricultura Biodinâmica, significa promover a vida do solo; vida que por sua vez, alimenta adequadamente as plantas e animais da propriedade. Isso porque a vida no solo (os pequenos organismos de todo tipo e a sua estrutura coloidal-húmica) é a única capaz de disponibilizar os nutrientes na composição e na medida adequada ao crescimento sadio das culturas.

Atividades complementares não presenciais como estudo da bibliografia indicada e a realização de exercícios são realizados pelos Participantes nos intervalos entre módulos.

A frequência mínima – conforme exigida pelo MEC – é de 75% de presença em cada uma das disciplinas.

1

FUNDAMENTOS E PREPARADOS BIODINÂMICOS

5

PESQUISA BIODINÂMICA E FENOMENOLOGIA ESTRUTURAL

1.1

Fundamentos da Biodinâmica

5.1

Fenomenologia

1.2

O Organismo Agropecuário

5.2

Astronomia

1.3

Elaboração dos Preparados Biodinâmicos

5.3

Bases científicas da Biodinâmica

2

O SOLO, PLANTA E ANIMAL

5.4

Teoria do conhecimento

2.1

A Terra como Organismo

6

O ENSINO DA BIODINÂMICA

2.2

O Solo na Paisagem

6.1

Formação de adultos

2.3

Paisagem e Agrossilvicultura

6.2

A Biografia Humana

2.4

Manejo de culturas

6.3

Artes Plásticas

2.5

Saúde Animal e Terapias

6.4

Apresentação de Projetos

2.6

Nutrição Animal

7

PROJETO E CONSULTORIA BIODINÂMICA

3

VISITAS A CAMPO

7.1

A Elaboração do Projeto e do TCC

3.1

Fertilidade dos Solos / Pastagens

7.2

Práticas de Consultoria

3.2

Manejo pastagens

7.3

Estudo de Viabilidade

3.3

Sementes

7.4

Certificação Deméter

3.4

Visitas e Práticas

7.5

Avaliações e revisão dos estudos

4

O SER HUMANO, MERCADO E SOCIEDADE

 

 

4.1

Economia Associativa

 

 

4.2

Nutrição Humana e Agricultura

 

 

4.3

Introdução à Antroposofia

 

 

4.4

Pedagogia Waldorf e Museu de Mineralogia

 

 

O Instituto Elo tem a grata satisfação de contar com a participação de profissionais técnicos altamente especializados em várias áreas do conhecimento.

Especialização em Agricultura Biodinâmica (72 turmas desde 1987)

Os docentes abaixo listados revezam-se nas aulas dos cursos do Instituto Elo conforme a sua disponibilidade e local de realização dos mesmos.

Ana Paula Justo (Mestre) – “Geologia” – Geóloga pela USP, mestre em Geodinâmica pela UFRN e doutoranda em Geologia Regional pela UnB. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica. Pesquisadora em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB).

Andri Stahel (COORDENADOR) (Doutor) – “Oikonomia” – Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP, Bacharel em Administração Pública pela EAESP-FGV, Mestre em Economia Internacional pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra – Suíça, Doutor em Ciências Sociais pelo IFCH-UNICAMP de Campinas.

Claudio Bertalot (Euritmista) – “Teoria do Conhecimento”, “Euritmia” e “Introdução à Antroposofia”. Graduado em Euritmia e Dança na Escola Superior de Euritmia em Haia Holanda. Violoncelista e Professor de Euritmia.

Daniela Medeiros do Nascimento (Especialista) – “Nutrição Animal” – Zootecnista pela Unesp. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.  Consultora em Planejamento e Produção de leite. Diretora da Associação de Agricultura Biodinâmica. 

Deborah Beniacar Castro Hermínio (Mestre) – “Confecção dos Preparados” – Enga. Agrônoma. pela Unesp. Consultora na Associação de Agricultura Biodinâmica. Mestre em Agronomia.

Deise Pelicioli (Especialista) – “Fundamentos da Agricultura Biodinâmica” – Tecnóloga em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal do RS, mestranda em viticultura e enologia, Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica. Consultora internacional Demeter.

Eduardo Mendoza – (Doutor) – “Fertilidade de solo” Agrossilvicultura e paisagem” – Tutor Pedagógico dos TCC. Eng. Agronomo., Doutor em Energia na Agricultura. Unesp, FCA, Botucatu. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.

Egyno Trento Filho (Mestre) – “Projetos e Viabilidade Econômica” – Eng. Agrônomo, especialista em ensino superior, Consultor de empresas em agronegócios orgânicos.

Geraldo Deffune (PhD) – “Cultivos Integrados e Sistemas de produção/Agroecologia e Alelopatia Aplicadas” – PhD em Agroecologia e Agricultura Sustentável Biológico-dinâmica pelo Wye (Imperial) College, Universidade de Londres, Professor e Pesquisador em Agroecologia Aplicada, Biodinâmica e Biossegurança da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Laranjeiras do Sul – PR.

Marcelo Sambiasi – (Agricultor) “Solo Vivo e Organismo Agrícola”- Produtor Rural e Instrutor do SENAR, Especialização pelo Instituto ELO Agricultura Biodinâmica. Consultor em Agricultura Biodinâmica.

Marco Bertalot-Bay (COORDENADOR) (Mestre) – “Introdução à Antroposofia e Economia Associativa” – Economista (Unicamp), Especialista em Gestão Empresarial (Unifac) e mestre em Geografia (IG Unicamp), diretor do Instituto Elo nas áreas de Cursos e de Formação de Associações Econômicas.

Maria José Bertalot (COORDENADORA) (Doutora) – “Paisagem e Agrossilvicultura”, “Metodologia do Ensino Superior” – Bióloga , bacharelado e licenciatura –UNICAMP, doutora em Agronomia pela UNESP – FCA – Botucatu. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.

Mônica de Souza (Especialista) – “Saúde e Terapias” – Veterinária homeopata, Consultora. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.

Monica Stein (professora de artes) – artes plásticas –Zootecnista pela Unesp, pintora e professora de artes plásticas.

Pedro Jovchelevich (Doutor) – “Sementes e Astronomia” – Engenheiro Agrônomo pela ESALQ. Doutor em Agronomia, Unesp, Consultor e gerente da Associação Biodinâmica. 

Richard Charity – (Consultor) “Solo Vivo e Manejo de culturas”- Engenheiro Agrônomo pela Esalq, USP. Especialista em Agricultura Biodinâmica. Consultor em Agricultura Biodinâmica.

Sergio Pimenta (Especialista) – “Manejo de culturas” – Engenheiro Agrônomo pela Esalq, USP – Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica. Consultor de Agricultura Biodinâmica.

Entre outros docentes e produtores convidados!

3. Taxa, Certificados e Local

19 parcelas de R$ 850,00

Para alternativas de pagamento: solicite informações ao fazer a sua Reserva de Vaga.

A REALIZAÇÃO do Curso nas datas e condições acima descritas será CONFIRMADA assim que for completado o número de 25 INSCRITOS!

Para cumprir as obrigatoriedades do Ministério da Educação (MEC) e efetivar sua matrícula no curso, é preciso que você traga no primeiro dia do Módulo 1 presencial, uma cópia dos documentos:

– RG (CNH ou Documento Funcional não substituem o RG).
– CPF, se estiver no RG não precisa, pode ser CNH.
– Título de Eleitor.
– Último comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida no site do TSE.
– Certidão de Nascimento ou Casamento.
– Documento Militar (para Homens).
– Comprovante de residência.
– E duas fotos 3×4 (originais) recentes.

Para quem já concluiu um Curso de Graduação, uma cópia dos documentos:

– Diploma (frente e verso) do curso de Graduação.
– Histórico Escolar do Curso de Graduação.

Reforçamos que sua matrícula no curso só será concluída com a entrega de uma cópia de todos os documentos solicitados.

Indicamos alternativas nas redondeza do local das aulas para que os próprios participantes possam fazer as reservas e tomar as refeições de acordo com sua conveniência.

Certificado Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) para quem tem graduação e Certificado de Extensão Universitária para quem não apresenta Diploma de Graduação.

Para obter o certificado o participante deverá ter correspondido a todos os requisitos com 75% de presença, apresentar o seu Projeto Biodinâmico/TCC e obter nota 7 ou superior em todas as disciplinas.

4. O que é Agricultura Biodinâmica?

A AGRICULTURA BIODINÂMICA

De usuário a cocriador!

O vídeo acima oferece um ótimo exemplo de como esse caminho (e não método) de praticar agricultura, resulta de uma metamorfose do nosso perceber e pensar não apenas sobre, mas principalmente, com o mundo e com a vida. De espectadores e usuários passamos a cocriadores do nosso meio ambiente natural e social.

Cada unidade de produção biodinâmica é percebida como organismo individual único e dotado de capacidade auto reguladora com a participação do agricultor que dispõe dos Preparados Biodinâmicos nessa tarefa. Nesse caminho a eficiência ambiental e, portanto, também a econômica, aumenta a cada dia com a participação da própria natureza. O agricultor passa a saber como aproveitar adequadamente os recursos disponíveis (inclusive os gratuitos – como a fotossíntese, a ação dos microrganismos ou todo tipo de material reciclável) empenhado sempre em garantir a sua regenerabilidade natural e social.



OS FRUTOS DESSE CAMINHO

Comer e pensar: qual a relação?

A atual civilização avalia a alimentação humana principalmente do ponto de vista das substâncias que ingerimos. Mas gradativamente descobrimos que o papel principal da alimentação envolve as energias – ou forças vitais – que absorvemos através do alimento.

Qual será o efeito dos agroquímicos sobre esse aspecto da nutrição?

A própria degustação nos oferece um primeiro indício, mas entrementes existem vários métodos para avaliar o efeito das práticas agrícolas sobre a qualidade dos alimentos e o seu efeito até sobre a forma como pensamos!

Fazenda gaúcha produz arroz de qualidade sem agrotóxico e adubos convencionais
https://globoplay.globo.com/v/5007791/

Nova geração se prepara para dar continuidade à produção biodinâmica em fazenda de arroz
https://globoplay.globo.com/v/5007792/

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